quarta-feira, 4 de maio de 2011

IBOPE pessoal

Voce ja viu uma emissora de TV, parabenizando outra?
Eh provavel que nao. Elas estao sempre ocupadas cuidando do proprio IBOPE.
Da mesma forma ocorre com as pessoas a sua volta.
Portanto, talvez vc mereça mais palmas, medalhas e trofeus do que realmente ja tenha conseguido.
Nao desanimemo-nos. Levanta da cama, sacode a poeira e vai, independentemente da postura alheia!

domingo, 1 de maio de 2011

Conquistador barato - Como identificá-lo?

Existem momentos que por si só já sao válidos e nunca deixariam de os serem, mesmo quando desacompanhados de palavras belas.

Palavras belas servem para coroar o que já é nobre! Palavras belas, por si só, nao enobrecem.

Em vez de fazer questao de palavras ou dar tanto valor a elas, redobre o valor que você dá aos atos ou a lógica que deveria haver entre palavras e atitudes (ou hábitos).

É necessário conhecimento de causa/consequência, pesquisa, curiosidade, inquietaçao cultural! Enfim, crescer para evoluir na arte da previsao, que redunda em maior autoestima, amor próprio, mais açao em detrimento de autocompaixao, ou seja, melhores escolhas com o passar do tempo.

Afinal, tudo nao passa de "um museu de grandes novidades", como dizia Cazuza?

Sartre dizia: "impossível amar alguém sem antes conhecer suas dores". Ou seja, desconfie daquele que só quer te fazer rir e falar de amenidades, só quer te agradar e ver seu melhor lado. (Sartre, nesta frase, fala sobre nossas próprias dores, mas, pessoalmente, enxergo como proveitoso forjar um caráter dúbio para esta afirmativa, que, em sua origem, nao é ambivalente)

Aquele que sabe amar, que QUER te amar, quer, antes, conhecer suas dores, e, sim, vai tocar, inevitavelmente, em suas feridas. Quanto mais voce resistir, mais elas se abrirao, de modo velado, sorrateiro, mas, quanto mais voce se abrir, encará-las de frente e compartilhá-las, mais rápido hão de se fechar.

"Quando voce se abre pra vida, a vida se abre pra voce"

Bussola da Crise Pessoal

Crise -> identificacao (listagem de problemas) -> mapa mental (pesquisa sobre o problema)-> enfrentamento (do problema) -> Reflexao (revisao) -> Reprogramacao Mental -> mudanca de atitude.

Os 7 Pilares do Relacionamento

1-Atracao, fisica ou psiquica.
2-Transparencia (trinomio: sinceridade, honestidade, lealdade)
3-Maleabilidade (saber negociar)
4-Admiracao
5-Afeto (carinho, zelo)
6-Companheirismo
7-Confiabilidade

Os 7 principais Macetes Neurolinguisticos no dia-a-dia social.


1-Evite usar a palavra NAO ou dar conotacoes negativas a opinioes externadas por vc. Em vez de dizer: Eu NAO gosto disso ou daquilo, diga: eu PREFIRO isso ou aquilo. Ou entao, apenas silencie-se por instantes até um novo tema dar a abertura necessária para voce exercer seu carater positivista.
2-Procure usar o mesmo tom do seu interlocutor, ou seja, nem mais alto, nem mais baixo. Nem mais rapido, nem mais lento.
3-Ao se dirigir a alguém, procure sorrir, mesmo q forçadamente. A primeira impressao, quando boa, é a que tende a ficar e facilitará a cooperacao de seu interlocutor.
4-Evite emitir reclamacoes ou criticas que nao sejam construtivas, principalmente para amigos. Sentir-se-ao sugados com sua presenca e se distanciarao de vc, aos poucos ou aos muitos.
5-Se é preciso contrariar alguem, faca-o docemente.
6-Se nao for possivel interagir permeado por bom humor, generosidade ou solidariedade, escolha, estrategicamente, recolher-se temporariamente ao silencio.
7-Evite depender de qualquer pessoa, pra qualquer coisa. Tome as rédeas, as iniciativas, mas caso seja inevitável tal dependência, use, SEMPRE, o POR FAVOR e o MUITO OBRIGADO. Sem gratidao, o mundo te dá as costas.

O Dinheiro


Antes da estabilidade financeira, vem a estabilidade emocional, intimamente ligada a habitos beneficos a sua saude mental e fisica, aquisicao e fortalecimento de valores, evolucao moral, refinamento cultural.
O dinheiro, antes de ser fim, é um  meio (dentre tantos) para resolver ou depurar problemas, aprimorar qualidades, facilitar descobertas externas ou pessoais.
Entenda isso ou permaneca, pra sempre, na pobreza financeira e/ou interior, melhor representada por inveja, doencas, dores cronicas e lamentacoes sem fim.

Manipulando o cerebro para o +


"Postura", vem antes de "escolha".
Entao a vida nao é feita de acordo com nossas escolhas, mas sim, de acordo com a postura preponderante, e esta, depende da cultura e aprendizado adquirido.
Sua postura atraira pessoas que compartilham da mesma. Entao, fique atento. Nao é misticismo, é pura ciencia comportamental.
Sua postura é negativa, entao, nada sera acrescentado, apenas, subtraido. Nada fluira naturalmente. Remar-se-a contra uma mare de tendencias as quais vc nao esta adaptado, ou reluta em adaptar-se.
Sua postura é positiva, entao, naturalmente, as energias, tanto eletricas quanto magneticas, quanto eletro-magneticas, fluem por seu corpo, como se fosse um polo positivo de uma pilha, que vai sempre em direçao ao negativo, tal qual baterias e tomadas caseiras.
Tal qual o vento, que é o movimento do ar, que vai das zonas de alta pressao para as de baixa pressao, a energia tb flui do mais pro menos.
Se vc nao tem nada ou nao tem o que quer, abrace essa ideia, nao relute, aceite e admita uma melhora, crendo que esta é possivel. Isso é manipular o cerebro, é torna-lo fertil com energias de esperanca, com positivismo. Nao representa enganar-se. Longe disso!
Pra colher, ha que se plantar, mas antes, ha que se arar e fertilizar o solo. É isso que proponho! Arar os pensamentos, areja-los, saindo da rotina mental do desanimo e/ou comodismo e fertiliza-los, com sonhos (metas) e esperancas renovadas, regados com paciencia, tolerancia e resignaçao: a triade do processo auto-evolutivo.
No final, amigos, tudo acaba em poh, pois a morte acabara com todo e qualquer drama ou contrariedade ligadas a desejos ou apegos materiais/carnais.

É treino e treino! Bom trabalho a todos! O tempo é curto!

Aprendendo sobre a Felicidade

Afortunado aquele que percebe que a felicidade nao é perene, nao é uma condiçao de existência, nao é algo a ser conquistado, pois ela está sempre latente dentro de nós "esperando" por estimulos do meio-ambiente para que seja "ligada". 
Voce nao se sente feliz, voce percebe que está passando por um momento/contexto feliz. Bem diferente! O que temos, entao, sao percepçoes acerca de momentos vividos como sendo bons, ou seja, alegres, prazerosos, portanto, nada mais temos que momentos, momentos de felicidade, porçoes de felicidade, fragmentos que fazem parte da historia pessoal de cada um de nós. Mas, se quisermos considerá-la como condiçao de existencia, diria que a felicidade é uma maneira descontinuada de existir.
Esta passando por um momento feliz? Agradeça! Nao esta? Apenas aguarde. Este será seu FOCO: AGUARDAR.
Existe um conceito oriental muito interessante chamado "Samadhi". Assim, podemos dizer que neste estado um indivíduo ESTA feliz. Diferente de SER feliz, já que existe uma duraçao finita de tal estado.
Este é o conceito do estado de satisfacao plena, conexao com o todo, alegria máxima, êxtase. Poucos o dominam por mais de 60 segundos. É como se sintonizássemos uma estacao de rádio e ela fosse aos poucos dando aquela chiadeira até sair do ar completamente.
Em nossa maioria, estamos todos fora do ar, mas meditar é possivel. Há que se treinar para conhecer o "canal" onde sintonizar. Há que se conhecer o nosso proprio centro através nao do ser (verbo), mas do estar: Perceber tudo sem se ater a nada, esquecendo-se de si mesmo.
Esse é um dos muitos caminhos que deságuam na evolucao integral da consciência, algo que, particularmente, considero mais importante, enquanto tema, do que a afamada Felicidade.