Voce nao se sente feliz, voce percebe que está passando por um momento/contexto feliz. Bem diferente! O que temos, entao, sao percepçoes acerca de momentos vividos como sendo bons, ou seja, alegres, prazerosos, portanto, nada mais temos que momentos, momentos de felicidade, porçoes de felicidade, fragmentos que fazem parte da historia pessoal de cada um de nós. Mas, se quisermos considerá-la como condiçao de existencia, diria que a felicidade é uma maneira descontinuada de existir.
Esta passando por um momento feliz? Agradeça! Nao esta? Apenas aguarde. Este será seu FOCO: AGUARDAR.
Existe um conceito oriental muito interessante chamado "Samadhi". Assim, podemos dizer que neste estado um indivíduo ESTA feliz. Diferente de SER feliz, já que existe uma duraçao finita de tal estado.
Este é o conceito do estado de satisfacao plena, conexao com o todo, alegria máxima, êxtase. Poucos o dominam por mais de 60 segundos. É como se sintonizássemos uma estacao de rádio e ela fosse aos poucos dando aquela chiadeira até sair do ar completamente.
Em nossa maioria, estamos todos fora do ar, mas meditar é possivel. Há que se treinar para conhecer o "canal" onde sintonizar. Há que se conhecer o nosso proprio centro através nao do ser (verbo), mas do estar: Perceber tudo sem se ater a nada, esquecendo-se de si mesmo.
Esse é um dos muitos caminhos que deságuam na evolucao integral da consciência, algo que, particularmente, considero mais importante, enquanto tema, do que a afamada Felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário