É um conceito de Nietzsche que defino aqui, parcamente, como sendo aquilo que nos tira da inércia, mesmice, comodismo; nos impulsiona a sermos mais, fazermos mais, vermos e sentirmos mais da vida.
"A Vontade de potencia é proporcional a quantidade de contradiçoes que podemos abrigar"
Entender que a unidade, a síntese, demandam, antes, uma tese e uma antitese, ou seja, contradicoes, é o principio sistemático para buscar verdades, enquanto, para a busca da paz, do apaziguamento, da harmonia, necessitamos de fé, crença, certezas. Escolhas seguras para um aparente bem viver.
Aparente, pois, lá na frente, a curto, medio e/ou a longo prazo, a vida cobra todo o rebuliço (fontes de contradiçoes) ao qual deveriamos/poderiamos ter sido expostos, mas que evitamos ou postergamos em nome da manutençao de nossa zona de conforto.
Coragem para consigo, para enfrentar, dialogar, planejar com o contrario do que esperamos/objetivamos, pois a vida é uma tragédia, acaba em morte, fulmina todos os sonhos e paixoes.
Dialogar com a tragedia, ser o diabo de sí mesmo, guardar as contradicoes da vida sem teer nao resolve-las, estar e paz om esta nao resoluçao, estes sao os fundamentos do "Superhomem" de Nietzsche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário